terça-feira, 9 de março de 2010

Pancreatite Aguda


Pancreatite aguda é uma condição resultante da inflamação aguda do pâncreas.
Esta patologia de inúmeras etiologias, e que se manifesta por dor abdominal e elevação das enzimas pancreáticas sangüíneas e/ou urinária, acontece subitamente, dura um curto período de tempo e geralmente é resolvida. Porém, pode causar , complicações severas como sangramento, danificação de tecido e infecção. Além disso, enzimas e toxinas podem entrar na corrente sangüínea, danificando o coração, pulmões, rins e outros órgãos.
Sob o ponto de vista anatomopatológico, corresponde a um infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares. A pancreatite aguda leve costuma resolver-se clinicamente em 7 dias e histologicamente em 21 dias.
A forma grave ou necrosante corresponde aos 10 a 20% dos casos de pancreatite aguda. É uma doença sistêmica que tem como ponto fundamental a necrose pancreática e a liberação de inúmeras substâncias da cascata inflamatório, como citoquinas, fator de necrose tumoral, fator de ativação plaquetária, elastase do polimorfonuclear neutrófilo. Estas substâncias podem provocar vasodilatação, hemorragia, síndrome de angústia respiratória aguda, insuficiência renal e choque *. A mortalidade nestes casos é de 5 a 30%, sendo mais elevada quando ocorre infecção concomitante.

Postado por: Amanda Kelly, Ana Cristina e Samia Sousa- Biomedicina 221.5
Referencia: http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/11/23/saude-geriatria/pancreatite-aguda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário